Sobre o Programa
Histórico
O Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde -PACCS – iniciou suas atividades em 2009 com o Curso Acadêmico de Mestrado – MACCS. Em 2014, a proposta de oferta de doutorado, foi aprovada pela CAPES, sem exigências, o que permitiu a consolidação e a ampliação da proposta para o primeiro curso de doutorado, na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. O PACCS, vem consolidar um espaço efetivo para teorização de saberes e práticas sobre a Ciência do Cuidado na Enfermagem e na Saúde. Assim, o programa congrega conhecimentos científicos, técnicos, filosóficos, políticos e socias que se originam de estudos e reflexões provenientes de experiências do cotidiano do cuidado em distintos cenários no campo da saúde além da Formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde, numa atitude transdisciplinar. Esta, entendida como uma maneira de se posicionar diante dos saberes e práticas, que ao mesmo tempo, em que se busca o avanço da especificidade do conhecimento em enfermagem, reconhece as transversalidades e as conexões cognitivas que permeiam o cenário da saúde.
Nestes anos de existência, ressalta-se, a complexidade da saúde, numa perspectiva de produção do conhecimento articulada às diversas tecnologias e às condições de vida em seus aspectos biológicos, psíquicos, sociais e éticos. Esta proposta, resulta de um processo de integração acadêmica científica da Escola de Enfermagem com os seus Departamentos de ensino e os demais Departamentos da Universidade, promovendo um impacto positivo na criação de parcerias interdisciplinares no interior da Universidade Federal Fluminense (UFF).
A construção dessa da proposta, começou a ser construída a partir de janeiro de 2007, com apoio dos Departamentos de Ensino da Escola, das demais instâncias acadêmicas da Universidade e docentes externos a UFF. Portanto, a proposta é resultante de um processo democrático de construção por meio de discussões e objetivações realizadas nos encontros com o corpo docente que almejavam concretizar um antigo anseio da Escola, um curso de stricto-sensu acadêmico, pois a Escola já possuía o Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial a época. Todavia, o PACCS, como uma proposta nova e distinta do Mestrado Profissional, aporta uma outra perspectiva de produção de conhecimento e perfil de formação, com o curso multiprofissional na área de Enfermagem.
A proposta reúne o esforço de professores em torno de informações científicas que sustentam a área de concentração (AC), e que dialoga com as necessidades de saúde, e de cuidado da população, mantendo alinhamento com o Sistema Único de Saúde, em uma perspectiva multidisciplinar.
