Linha de Pesquisa 2

Linha de Pesquisa 2: Cuidado, Saúde Coletiva e Educação

Esta linha contempla estudos relacionados à promoção da saúde nos diferentes grupos humanos no contexto psicossocial, cultural, epidemiológico, ambiental e político. Englobando processos de educação e formação em saúde.

 

Projeto 2.1 – Políticas públicas no contexto sociocultural

Este projeto prioriza estudos relacionados ao planejamento e saúde na saúde coletiva; gestão na saúde coletiva; epidemiologia em saúde coletiva; processo de trabalho em saúde; formação interprofissional; vigilância em saúde; cuidado em saúde. Além disso, desenvolve pesquisas relacionadas aos temas da saúde da mulher, parto e nascimento, políticas públicas em saúde, que considerem o cotidiano e a sociedade, as redes sociais, multiculturalismo, desigualdades sociais. As análises estão consolidadas em dados secundários a partir dos Sistemas de Informação em Saúde do SUS; em inquéritos epidemiológicos a partir da coleta de dados primários na APS; na análise institucional, na análise qualitativa de dados primários. Priorizamos as seguintes abordagens teórico metodológicas: hermenêutica dialética, micropolítica, multireferencialidade, materialismo histórico-dialético, Análise Institucional, Micropolítica do Cuidado em Saúde. As análises abarcam a análise de dados primários coletados por meio de inquéritos epidemiológicos com pessoas, famílias ou grupos populacionais, entrevistas semiestruturadas, grupo focal, revisões sistemáticas e meta análise, acompanhamento de grupos com intervenção utilizando metodologias ativas e rodas de conversa. Espera-se subsidiar propostas de formação de profissionais de saúde que possam atuar como agentes problematizadores do cuidado em saúde; mediante a organização de processos metodológicos de investigação e análise a partir da incorporação de tecnologias inovadoras. Também temos como objetivo apoiar reflexões téorico-filosóficas que subsidiem ações no campo das ciências do cuidado em saúde e que promovam avanços na construção teórico e conceitual de aspectos éticos do cuidado alinhados com a dinâmica interdisciplinar. Quanto aos impactos sociais, vislumbra-se subsidiar políticas públicas de saúde pautadas no compromisso ético do cuidado; que possam contribuir para a incorporação de processos de cuidado centrados na pessoa; na ampliação de ferramentas de autocuidado nos grupos humanos; que possam contribuir na formação de pesquisadores orientados para a dinâmica de processos éticos e políticos em defesa da vida; que contribuam para a capacitação e formação de profissionais de saúde alinhados com a perspectiva interprofissional e interdisciplinar; além de contribuir na redução da mortalidade materna e fetal. No âmbito do Sistema Único de Saúde, espera-se, mediante as análises epidemiológicas de dados provenientes dos Sistemas de Informação em Saúde, de dados provenientes de inquéritos epidemiológicos e de protocolos de prática profissional aplicados a APS, contribuir para a promoção de processos de trabalho alinhados com as necessidades de saúde dos usuários vinculados aos serviços de saúde, em articulação às ações de ensino e serviço nas redes de saúde fortalecidas. Assim, espera-se contribuir com propostas pautadas na prática investigativa e reflexiva que se processa no movimento de transformação do processo de cuidar em saúde de forma interdisciplinar.

Docentes:

  • Ana Lucia Abrahão da Silva
  • Audrey Vidal Pereira
  • Felipe Guimarães Tavares
  • Valdecyr Herdy Alves

 

Projeto 2.2 – Aspectos filosóficos, psicossociais e trabalho em saúde

Este projeto se delineia por pesquisas relacionadas a filosofia na saúde; paradigmas e epistemologias no cuidado em saúde; concepções teórico-fenomenológicas existencialistas, espiritualidade, dialética histórica, abordagens psicossociais. Compreende também temáticas de pesquisa relacionadas ao cuidado integral e educação humanizados, abrangendo as relações intersubjetivas, as dimensões espiritual, psicossomática e emocional; além das subjetividades no trabalho e saúde. Os estudos estão centrados em abordagens qualitativas fenomenológicas, estudos mistos; análise sócio-histórica, materialismo dialético, psicossociologia e psicossomática, análise institucional e pensamento complexo. Priorizamos como fonte de dados as pesquisas de campo com entrevistas fenomenológicas individualizadas apoiadas numa hermenêutica que privilegia a filosofia da existência e o Processo Clinical Caritas de Jean Watson. Além de estudos que utilizem as ferramentas como entrevistas fenomenológicas e algumas escalas aplicáveis à dimensão espiritual e existencial dos protagonistas. Contemplam-se também entrevistas, observação de campo, história de vida e narrativas, etnografia como ferramentas de coleta de dados. A produção de dados foca-se em famílias, comunidade, pessoas, documentos oficiais, documentos históricos, entrevistas, grupo focais formulários e arquivos. Almeja-se contribuir em ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão em saúde, mediante a realização de estudos de excelência científica; produção bibliográfica de alto impacto, produtos e processos técnicos e tecnologias assistenciais e sociais, com vistas à consolidação de produções em termos teóricos e epistemológicos das ciências do cuidado que viabilizem a mudança da prática de cuidado em saúde. Para tanto, contempla-se estudos descritivos e exploratórios, análises qualitativas para comunidades e famílias, grupos sociais e indivíduos; e releituras de paradigmas filosóficos, epistemológicos, sociais e políticos. No bojo dos impactos sociais, este projeto busca contribuir para boa saúde e bem-estar, para a educação de qualidade, redução das desigualdades, paz, justiça e instituições eficazes; para a promoção de impactos de transformação social nos diversos grupos humanos; impactos de melhorias na qualidade da saúde com base na translação do conhecimento que ressalta o cuidado integral e humano. Além disso, ao valorizar a compreensão das relações humanas no trabalho, espera-se contribuir para a gestão de recursos humanos e formação de profissionais de saúde; melhorias para a qualidade de vida em termos de bem-estar psíquico e ambiência. Neste sentido, contribuir para a reflexão crítica dos paradigmas teóricos, filosóficos, técnicos, tecnológicos, políticos, educacionais e sociais no cuidado em saúde. No âmbito do SUS, as pesquisas buscam contribuir para a formação de alta qualidade para os profissionais da área da saúde, através do desenvolvimento de conhecimentos a e tecnologias avançadas do cuidado integral; cooperando com a formação de profissionais para o SUS que tenham o compromisso com a integralidade do cuidado; com a criação de produtos acadêmicos derivados de teses e dissertações que fortaleçam a humanização em saúde primando pela qualidade técnica-científica objetivando-se a construção de proposições para uma agenda política e estratégica. Outrossim, que promovam a reconfiguração das práticas de gestão do cuidado em saúde ampliação das abordagens teóricas articuladas com a prática da gestão no SUS, mediante o fortalecimento das políticas de humanização e da integralidade do cuidado, considerado os aspectos sociais, culturais e a clínica ampliada.

Docentes:

  • Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva 
  • Eliane Ramos Pereira
  • Eneas Rangel Teixeira
  • Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santos

 

Projeto 2.3 – Promoção e educação na saúde, numa perspectiva crítica, criativa, reflexiva e participativa

Este projeto prioriza investigações relacionadas às temáticas da Promoção da Saúde desenvolvidas com diversos grupos humanos, com a comunidade acadêmica e jovens escolares; da Educação em/na Saúde/Permanente e Educação Popular; da Promoção da Saúde Mental da população universitária, da comunidade e dos trabalhadores da área da saúde, assim como dos usuários dos serviços de saúde; bem como de estudos relacionados à arte, criatividade e tecnologias; Doenças Crônicas Não -Transmissíveis, Doenças Negligenciadas e Grupos Humanos Vulneráveis. Do ponto de vista teórico-metodológico, priorizam-se abordagens relacionadas à Pesquisa Participante, Pesquisa-ação, Pesquisa Convergente Assistencial, Pesquisa Avaliativa, Pesquisa Metodológica, além da Sócio-poética, Teoria Fundamentada em Dados e Etnometodologia. Utiliza-se como fontes de dados: Entrevista, Grupo Focal, GrupoPesquisador, World Café, Mapa Falante, Mapa Conceitual, Mapa afetivo, simulação realística, dramatização, psicodrama, Observação e Fotovoz, dentre outras. Busca-se consolidar estratégias de trabalho participativas e interdisciplinares, mediante a construção de Tecnologias Educacionais e Assistenciais, formulação, implantação e avaliação de políticas públicas; além da construção de diretrizes para o ensino, cuidado, pesquisa e inovação nas práticas em saúde. As repercussões sociais das pesquisas aqui contempladas correspondem à melhoria da qualidade de vida da população no âmbito da Promoção da Saúde, no estímulo à mudanças nas práticas de cuidado, do autocuidado, do cuidado de si, da letracia, da psicoeducação, das relações interprofissionais, das relações interpessoais, terapêuticas e comunicacionais; no aspecto econômico, à sustentabilidade da Promoção da Saúde em ambientes saudáveis; em termos políticos, à promoção da cidadania, autonomia, dignidade humana e direitos humanos; e no âmbito educacional, na formação de recursos humanos em saúde numa perspectiva críticareflexiva e criativa e na melhoria da letracia em saúde da população. No que tange ao fortalecimento do SUS, este projeto busca contribuir no aprimoramento da formação de recursos humanos, das ações em Saúde Coletiva; além do fortalecimento dos princípios e diretrizes do SUS, por meio da participação popular, educação em saúde, educação permanente em saúde, bem como da construção de políticas relacionadas à Atenção da Saúde Mental dos diversos grupos humanos.

Docentes:

  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente
  • Claudia Mara de Melo Tavares
  • Donizete Vago Daher
  • Vera Maria Sabóia de Souza Mota

Grupos de Pesquisa linha 2

Cuidados Clínicos

GIEPO – Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Oncologia
Líderes: Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santose Patrícia Claro Fully

Grupo de Pesquisa em Biomecânica (GPBIO)
Líder: Jonas Lírio Gurgel

Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Atividade Física
Líder: Edmundo de Drummond Alves Junior

Grupo de Estudo em Sistematização da Assistência de Enfermagem – GESAE-UFF
Líderes: Rosimere Ferreira Santana e Ana Carla Dantas Cavalcanti

Grupo CICATRIZAR – Pesquisa Clínica, Feridas e Biomateriais
Líder: Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira

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