Planejamento
Como forma de garantir a excelência das atividades desenvolvidas no Programa de Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS), a equipe da Coordenação e os docentes realizaram o Planejamento Estratégico do PACCS, com foco para o desenvolvimento do programa de acordo com os Eixos de Avaliação da CAPES, área de Enfermagem.
PLANEJAMENTO DO PROGRAMA CIÊNCIAS DO CUIDADO EM SAÚDE – 2022-2026
EIXO PROGRAMA
AçõesDefinir itens mínimos para dissertações e teses do programa
Acompanhar as teses e dissertações no repositório da UFF e Sucupira
Mapear os laboratórios vinculados ao programa e à universidade que tenham relação com o PACCS e formalizá-los
Identificar e divulgar editais de fomento
Submeter projetos para editais de órgãos de fomento à pesquisa
Ampliar a competência docente em língua estrangeira
Estabelecer critérios mínimos de engajamento e permanência docente, além dos critérios estabelecidos pela CAPES (publicação)
Construir o planejamento estratégico
Implementar o planejamento estratégico
Monitorar o planejamento estratégico
Apresentar o planejamento estratégico do PACCS para todo o corpo docente da escola de enfermagem
Autoavaliação do programa,
- com foco na formação discente e produção intelectual
Apresentar os processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa
EIXO FORMAÇÃO
AçõesReestrurar as disciplinas e identificar as estratégias de ensino com uso de metodologias ativas e tecnologias digitais utilizadas pelo corpo docente
Capacitação anual de docentes, discentes e egressos, sobre o alinhamento e mecanismos de registro dos produtos (lattes e nos órgãos reguladores)
Listar, analisar e adequar os produtos/projetos, em relação às linhas que estão inseridos
Estimular parcerias e convênios com instituições de pesquisa e ensino
Estimular participação em eventos científicos e inscrição dos trabalhos à prêmios
Acompanhar os egressos
Divulgar a avaliação das disciplinas por parte do docentes, discentes e egressos
Realizar distribuição dos docentes permanentes, nas disciplinas obrigatórias
Estimular os docentes à enviar projetos de pesquisa para o CNPq e outras agências de fomento
Estimular a elaborar/vinculação dos projetos de pesquisa a instituições de educação básica
Medida do fluxo discentes (número de entrada – de saída)
Medida da produção docente e docente/discente
EIXO IMPACTO
AçõesMedir o impacto social dos produtos das dissertações e teses
Ampliar a Internacionalização do programa PACCS
Ampliar a visibilidade do programa
Monitorar o impacto das 5 melhores dissertações e das 5 melhores produções técnicas escolhidas pelo programa
Impacto da realização de turma fora de sede