Sobre nós
Nossa história
O Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS) foi criado em 2009, com o Curso de Mestrado e passou a ofertar o Curso de Doutorado a partir de 2014. Tais propostas foram aprovadas em todas as instâncias da UFF, contando com um singular apoio institucional. Ambas foram encaminhadas para CAPES dentro do prazo estimulado e foram aprovadas por esse órgão, sem exigências, o que permitiu a consolidação e ampliação do Programa na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Fluminense.
Ao longo de sua trajetória este Programa vem se destacando por seu caráter interdisciplinar, atendendo a demanda de enfermeiros e de outros profissionais de saúde e áreas afins. Desde sua proposta inicial o PACCS vem mantendo seu compromisso social e ético de promoção da vida, contribuindo na formação de profissionais capazes de desenvolver projetos relevantes que tenham impacto na dimensão sócia, cultural, epidemiológica e clínica da população.
Além disso, ressalta-se a contribuição do Programa na formação de mestres, doutores e pós-doutores não somente do Estado do Rio de Janeiro mas também de outros estados do Brasil como Maranhão, Pará, Espírito Santo, Goiás, São Paulo, Amazonas, Minas Gerais entre outros assim como de países da América Latina como Colômbia, Peru e México.
A multidisciplinaridade e a concepção ampliada de saúde são fatores que motivam e atraem estudantes de diferentes áreas do conhecimento tais como enfermagem, administração, direito, educação física, farmácia, filosofia, fisioterapia, história, medicina, nutrição, pedagogia, psicologia, odontologia, serviço social e teologia. A maioria dos mestrandos e doutorandos estão diretamente ligados aos serviços de saúde pública ou privada no Brasil que com suas pesquisas, têm contribuído para resolução de problemas nas práticas de saúde, incentivados pela pedagogia progressista adotada no curso.
– MissãoPromover a formação de pesquisadores (Mestres e Doutores) no âmbito das Ciências do Cuidado em Saúde, a partir da produção de conhecimento com foco no avanço da ciência, desenvolvimento de tecnologias, inovação e educação, voltado à atender as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), no que tange as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão do cuidado e dos serviços de Saúde e Enfermagem. – VisãoSer um Programa de referência nacional e internacional na produção de pesquisas de excelência e impacto científico, tecnológico, econômico e social para as comunidades científicas e sociedade em geral. – ValoresAtitude inter e transdisciplinar; Excelência Acadêmica; Inovação Tecnológica; Integralidade do Cuidado e Ética e compromisso com a vida. – ObjetivosFormar no campo da ciência do cuidado em saúde e enfermagem, mestres e doutores com excelência acadêmica capacidade e liderança em pesquisa; Contribuir para uma atitude inter e transdisciplinar na produção do cuidado em saúde; Fomentar o conhecimento e a inovação tecnológica no campo da ciência do cuidado em saúde; Promover a integralidade do Cuidado humanístico e compromisso com ética da vida. – Perfil dos EgressosProfissionais de saúde comprometidos com valores éticos com domínio na área a ciência do cuidado, capazes e perceber e interpretar oportunidades de inovação tecnologia aplicada na prática dos serviços de saúde. Profissionais críticos-reflexivos no processo educativo e de produção de cuidado por meio de uma prática colaborativa interprofissonal e desenvolvimento de parcerias em redes nacionais e internacionais na produção do conhecimento. |
PLANEJAMENTO DO PROGRAMA CIÊNCIAS DO CUIDADO EM SAÚDE – 2022-2026
EIXO PROGRAMA
AçõesDefinir itens mínimos para dissertações e teses do programa
Acompanhar as teses e dissertações no repositório da UFF e Sucupira
Mapear os laboratórios vinculados ao programa e à universidade que tenham relação com o PACCS e formalizá-los
Identificar e divulgar editais de fomento
Submeter projetos para editais de órgãos de fomento à pesquisa
Ampliar a competência docente em língua estrangeira
Estabelecer critérios mínimos de engajamento e permanência docente, além dos critérios estabelecidos pela CAPES (publicação)
Construir o planejamento estratégico
Implementar o planejamento estratégico
Monitorar o planejamento estratégico
Apresentar o planejamento estratégico do PACCS para todo o corpo docente da escola de enfermagem
Autoavaliação do programa,
- com foco na formação discente e produção intelectual
Apresentar os processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa
EIXO FORMAÇÃO
AçõesReestrurar as disciplinas e identificar as estratégias de ensino com uso de metodologias ativas e tecnologias digitais utilizadas pelo corpo docente
Capacitação anual de docentes, discentes e egressos, sobre o alinhamento e mecanismos de registro dos produtos (lattes e nos órgãos reguladores)
Listar, analisar e adequar os produtos/projetos, em relação às linhas que estão inseridos
Estimular parcerias e convênios com instituições de pesquisa e ensino
Estimular participação em eventos científicos e inscrição dos trabalhos à prêmios
Acompanhar os egressos
Divulgar a avaliação das disciplinas por parte do docentes, discentes e egressos
Realizar distribuição dos docentes permanentes, nas disciplinas obrigatórias
Estimular os docentes à enviar projetos de pesquisa para o CNPq e outras agências de fomento
Estimular a elaborar/vinculação dos projetos de pesquisa a instituições de educação básica
Medida do fluxo discentes (número de entrada – de saída)
Medida da produção docente e docente/discente
EIXO IMPACTO
AçõesMedir o impacto social dos produtos das dissertações e teses
Ampliar a Internacionalização do programa PACCS
Ampliar a visibilidade do programa
Monitorar o impacto das 5 melhores dissertações e das 5 melhores produções técnicas escolhidas pelo programa
Impacto da realização de turma fora de sede